MWC 2022 recebe 60 mil pessoas e movimenta € 240 milhões
Evento repetiu o modelo híbrido e destacou temas como metaverso, convergência mobile e transformação das indústrias
Evento repetiu o modelo híbrido e destacou temas como metaverso, convergência mobile e transformação das indústrias
Taís Farias
4 de março de 2022 - 4h00
Ao longo de seus quatro dias de evento, o Mobile World Congress (MWC) recebeu presencialmente mais de 60 mil participantes, de quase 200 países e territórios, segundo dados da GSMA, organizadora do evento. O evento conhecido por reunir a indústria móvel e antecipar as tendências que vão moldar os próximos anos destacou temas como o potencial do metaverso, a convergência do mobile e a transformação das indústrias com o 5G. Neste ano, o MWC repetiu o formato híbrido. No entanto, houve um salto no número de profissionais que participaram presencialmente. Em 2021, o evento recebeu apenas 20 mil pessoas presencialmente.
De acordo com os dados divulgados pela GSMA, o evento foi vitrine para mais 1.500 expositores, palestrantes e parceiros. Entre os mais mil palestrantes, 97% compareceram presencialmente e 36% são mulheres. Já a composição do público que visita o evento é formada em 50% por diretores e executivos C-level, 20% CEOs e fundadores e 25% mulheres. Além dos 60 mil visitantes presenciais, o MWC contou com 500 mil participantes virtuais diários. Com distribuição global pela Mobile World Live, a iniciativa recebeu 1600 jornalistas.
Para além de reunir a indústria móvel e gerar negócios, o MWC também é um acontecimento importante para a economia de Barcelona, cidade onde o evento acontece. Segundo uma análise preliminar, a feira teria contribuído com mais de € 240 milhões para economia local e criado mais de 6.700 empregos de meio período. Em um ano que o ESG esteve na pauta das empresas, o evento foi, mais uma vez, carbono neutro.
Após dois anos de cancelamentos e adaptações e, com o desempenho em Barcelona, a GSMA se prepara para entregar a série completa de eventos da indústria móvel em 2022. O próximo evento, MWC Shangai, acontecerá de 29 de junho a 1º de julho, seguido pelo inaugural MWC Las Vegas de 28 a 30 de setembro e finalizado pelo MWC África de 25 a 27 de outubro, que terá sua primeira edição presencial desde 2019.
A edição de Barcelona foi realizada na mesma semana em que o conflito Rússia-Ucrânia se agravou. A organização do evento que já havia emitido uma nota, em que afirmava condenar veementemente a invasão russa da Ucrânia, se posicionou novamente. “Como a indústria móvel se reuniu esta semana no MWC22, nossos pensamentos estão com aqueles que sofrem dificuldades e perdas. Empresas, governos e indivíduos estão lutando com maneiras significativas de ajudar, mesmo enquanto o conflito continua a aumentar. Muitos de nossos membros estão respondendo facilitando a comunicação com os entes queridos e atendendo às necessidades humanitárias”, escreveu a GSMA.
Veja também