Publicidade

MWC 2019: consolida o tripé 5G, IoT e AI

Ao longo dos dias em Barcelona, ficou ainda mais claro como os próximos anos serão marcados pelas possíveis combinações entre esses três assuntos


6 de março de 2019 - 18h10

(Crédito: Reprodução/Pixabay)

O MWC 2019 chega ao seu final. Como já estava previsto, mesmo antes de o evento iniciar, a conexão 5G foi, de fato, a protagonista. Nas edições anteriores do MWC, já havia muitas promessas sobre o que tal tecnologia seria capaz de impactar, mas foi apenas agora que de forma mais concreta foi demonstrado como a alta velocidade de conexão transformará a maneira como nos conectamos. A tendência é que a rede esteja disponível na maioria dos países no próximo ano, e aos poucos chegue também aos países da América Latina.

Sem dúvida, a conexão 5G, além de impactar a mobilidade como um todo, criará novos nichos de mercado. E isso já foi possível perceber durante o MWC 2019. O evento mostrou como a tecnologia impactará todo o ecossistema em torno da alta conexão, com o lançamento de novos aparelhos, novos produtos e serviços. Diversos exemplos práticos estiveram disponíveis aos visitantes de aplicações da tecnologia em diferentes setores, como entretenimento, transportes e até mesmo robótica. A primeira cirurgia comandada de forma remota é um bom exemplo do tamanho da revolução que estamos vivenciando.

De acordo com o estudo The Mobile Economy 2019, a tecnologia 5G incrementará US$ 2.2 trilhões na Economia global nos próximos 15 anos.  Ao longo dos dias em Barcelona, ficou ainda mais claro como os próximos anos serão marcados pelas possíveis combinações entre 5G, IoT e AI.

Impossível não comentar sobre os lançamentos de smartphones. Sem dúvida, chegamos a uma nova era dos dispositivos móveis. Ainda é cedo para dizer que os celulares serão substituídos, mas os aparelhos com tecnologia de telas dobráveis já mostram que passaremos a nos acostumar com um smartphone bem diferente de como o concebemos até hoje.

A corrida até o MWC 2020 será intensa e, sem dúvida, veremos mais alguns passos da transformação da mobilidade serem dadas. Vamos acompanhar de perto!

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio