MWC 2019: consolida o tripé 5G, IoT e AI
Ao longo dos dias em Barcelona, ficou ainda mais claro como os próximos anos serão marcados pelas possíveis combinações entre esses três assuntos
Ao longo dos dias em Barcelona, ficou ainda mais claro como os próximos anos serão marcados pelas possíveis combinações entre esses três assuntos
6 de março de 2019 - 18h10
O MWC 2019 chega ao seu final. Como já estava previsto, mesmo antes de o evento iniciar, a conexão 5G foi, de fato, a protagonista. Nas edições anteriores do MWC, já havia muitas promessas sobre o que tal tecnologia seria capaz de impactar, mas foi apenas agora que de forma mais concreta foi demonstrado como a alta velocidade de conexão transformará a maneira como nos conectamos. A tendência é que a rede esteja disponível na maioria dos países no próximo ano, e aos poucos chegue também aos países da América Latina.
Sem dúvida, a conexão 5G, além de impactar a mobilidade como um todo, criará novos nichos de mercado. E isso já foi possível perceber durante o MWC 2019. O evento mostrou como a tecnologia impactará todo o ecossistema em torno da alta conexão, com o lançamento de novos aparelhos, novos produtos e serviços. Diversos exemplos práticos estiveram disponíveis aos visitantes de aplicações da tecnologia em diferentes setores, como entretenimento, transportes e até mesmo robótica. A primeira cirurgia comandada de forma remota é um bom exemplo do tamanho da revolução que estamos vivenciando.
De acordo com o estudo The Mobile Economy 2019, a tecnologia 5G incrementará US$ 2.2 trilhões na Economia global nos próximos 15 anos. Ao longo dos dias em Barcelona, ficou ainda mais claro como os próximos anos serão marcados pelas possíveis combinações entre 5G, IoT e AI.
Impossível não comentar sobre os lançamentos de smartphones. Sem dúvida, chegamos a uma nova era dos dispositivos móveis. Ainda é cedo para dizer que os celulares serão substituídos, mas os aparelhos com tecnologia de telas dobráveis já mostram que passaremos a nos acostumar com um smartphone bem diferente de como o concebemos até hoje.
A corrida até o MWC 2020 será intensa e, sem dúvida, veremos mais alguns passos da transformação da mobilidade serem dadas. Vamos acompanhar de perto!
Veja também