Publicidade

À beira de (mais uma) revolução

Edge Computing e 5G prometem desenvolvimento e avanço de aplicações com resposta rápida e interação em tempo real com os usuários


26 de fevereiro de 2019 - 14h31

(Crédito: divulgação)

Conectividade é a alavanca por trás das profundas mudanças que estão nos transformando em um mundo digital e hiperconectado e, à medida que as redes avançam em capilaridade e capacidade, surgem novas aplicações para atender a demanda dos clientes por mais internet.

Pesquisas apontam para um futuro no qual o tráfego de dados vai continuar crescendo, não apenas porque a demanda seguirá aumentando, mas também porque novos dispositivos estarão conectados à rede. Um estudo da Cisco estima que o número de dispositivos conectados a redes IP será mais do que três vezes a população mundial em 2022, ou 3,6 dispositivos conectados per capta.

Neste futuro próximo, a conectividade será ainda mais importante para viabilizar essa nova revolução. E, para isso, as operadoras estão trabalhando para tornar as redes ainda mais ultrarrápidas, inteligentes, dinâmicas e seguras. Estamos nos preparando para o 5G e também atentos ao Edge Computing, que vai levar a experiência do cliente a outro nível.

O Edge Computing traz para perto do usuário o processamento, armazenamento e o acesso a diferentes serviços. O resultado, na prática, é a redução da latência – aqueles milésimos de segundos entre o comando do usuário e a resposta do serviço. Juntos o Edge Computing e o 5G, permitirão o desenvolvimento e o avanço de diferentes aplicações que exigem resposta rápida e interação em tempo real com os clientes. Um dos casos de uso mais explorado e beneficiado por essas tecnologias é o carro conectado, mas há muitas outras possibilidades, relacionadas a conteúdo, gaming e armazenamento.

 

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio