MWC 2019: O que esperar?
A expectativa da organização é receber 2,4 mil empresas e mais de 107 mil tomadores de decisão, ou seja, é uma excelente oportunidade de relacionamento e de aproximações com clientes e futuros parceiros
A expectativa da organização é receber 2,4 mil empresas e mais de 107 mil tomadores de decisão, ou seja, é uma excelente oportunidade de relacionamento e de aproximações com clientes e futuros parceiros
25 de fevereiro de 2019 - 16h06
Olá, leitores.
Durante os próximos dias, compartilharei com vocês, aqui no Meio & Mensagem, algumas das minhas percepções e destaques sobre o Mobile World Congress, direto de Barcelona, na Espanha. A cada ano o evento atrai mais a atenção dos profissionais e empresas, não só daqueles diretamente ligados ao universo mobile, mas da indústria de tecnologia como um todo. Apenas para dar uma ideia, a expectativa da organização é receber 2,4 mil empresas e mais de 107 mil tomadores de decisão.
É quase unanimidade que deveremos ter novamente temas como 5G, IoT e AI no centro dos debates. Porém, a expectativa para a edição deste ano é de que os players do mercado apresentam cases mais robustos e aplicações práticas de serviços e soluções que integrem essas tecnologias.
Do ponto de vista da inteligência artificial, acredito que veremos novas soluções baseadas nesta tecnologia com foco na compra programática e o uso inteligente dos dados para que as compras sejam mais eficientes e possibilitem decisões melhores e mais rápidas sobre as campanhas de publicidade. As agências e anunciantes estão começando a implementar algoritmos para melhorar processos e, no campo da publicidade, esse desenvolvimento ajudará a otimizar as campanhas, reduzindo custos e gerando melhores resultados.
Já o avanço do 5G será fundamental para viabilizar as novas oportunidades de mídia, com o alto número e diversidade de dispositivos conectados. Além dos smartphones, teremos os assistentes de voz, smartwatches, televisores e outros dispositivos conectados que ainda nem conhecemos. Sem dúvida, novos meios de publicidade poderão ser explorados em breve e a internet 5G será um pilar essencial para permitir esta nova etapa.
Sem dúvida, uma tendência em alta e que será interessante entender sua evolução é a interação entre as plataformas de OTT, distribuidores de conteúdo e provedores de serviços de comunicação e outros fornecedores de tecnologia, em busca de novas soluções e ofertas integradas.
Além destas tendências, espero conversar e trocar experiências com diferentes elos do ecossistema da publicidade mobile. Sobre este aspecto, acredito que ouvirei muito sobre soluções de personalização da publicidade com base em inteligência artificial e a força dos dispositivos de voz. Outro tema sempre em pauta durante tais encontros é sobre como tornar o ambiente da publicidade em dispositivos móveis ainda mais seguro e atraente para os investimentos dos anunciantes.
Do ponto de vista de negócios, o Mobile World Congress é uma excelente oportunidade de relacionamento e de aproximações com clientes e futuros parceiros.
Como vocês podem ver serão dias intensos em Barcelona.
Em breve volto com mais novidades.
Veja também
MWC 2019: consolida o tripé 5G, IoT e AI
Ao longo dos dias em Barcelona, ficou ainda mais claro como os próximos anos serão marcados pelas possíveis combinações entre esses três assuntos
5G é um caminho, não um destino!
Como transformar o tempo a nosso favor e construir as redes do futuro desde agora