Publicidade

Open RAN: democratização das redes de telecomunicação

As arquiteturas abertas ajudam as operadoras de redes móveis (MNO's) a impulsionarem a inovação. Soluções abertas e compatíveis com as normas, tais como o Controlador Inteligente de RAN (RIC), integram e interagem para permitir um ecossistema de múltiplos fornecedores que oferecem inteligência, conhecimentos e controle de rede


1 de março de 2022 - 12h03

(Crédito: Shutterstock)

por essa arquitetura vir sendo implementada e considerada pelas operadoras de redes móveis (MNO’s). E é no MWC que muitos executivos buscam se aprofundar nas vantagens do Open RAN e entender quando e qual a melhor forma de aplicar em seus negócios, pois essa arquitetura vem adquirindo importância no mercado de telecomunicações e tecnologia.

Além disso, o Open RAN gera mais concorrência entre fornecedores de redes, o que no final significa mais inovação e implantações mais rápidas e menos custosas.

As arquiteturas abertas ajudam as operadoras de redes móveis (MNO’s) a impulsionarem a inovação. Soluções abertas e compatíveis com as normas, tais como o Controlador Inteligente de RAN (RIC), integram e interagem para permitir um ecossistema de múltiplos fornecedores que oferecem inteligência, conhecimentos e controle de rede.

Ao longo dos últimos anos, a indústria tem buscado estabelecer normas, impulsionar a adoção e assegurar a interoperabilidade do Open RAN. Essas ações, inclusive, estão sendo apresentadas no Mobile World Congress pelos principais players do mercado que comercializam esse tipo de acesso.

E para assegurar a vantagem em investir no Open RAN, ainda em dezembro de 2021, a O-RAN Alliance realizou com sucesso o seu O-RAN Global PlugFest 2021, que demonstrou a funcionalidade e a interoperabilidade multifornecedora deste equipamento de rede baseado em Open RAN. A edição PlugFest 2021 incluiu sete centros de teste diferentes (na Ásia, Europa e América do Norte) e a participação de 94 empresas.

O Open RAN é uma excelente oportunidade de crescimento alinhado ao avanço da tecnologia. O que precisamos, agora, é ter um olhar amplo e inovador por parte de companhias e fornecedores, testes e implantações comerciais para que as soluções com esse tipo de rede continuem alavancando resultados positivos.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio