Publicidade

MWC 2022: a sustentabilidade em evidência

Companhias que não vão além do discurso, apresentando ações práticas de proteção ambiental, são esquecidas pelos consumidores e parceiros de negócios.


1 de março de 2022 - 11h14

(Crédito: Shutterstock)

Nos últimos anos, a sustentabilidade deixou de ser um conjunto de boas ações para preservação do meio ambiente para tornar-se um pilar estratégico das empresas. Companhias que não vão além do discurso, apresentando ações práticas de proteção ambiental, são esquecidas pelos consumidores e parceiros de negócios. Como líder em inovação em tecnologia móvel, a Samsung sabe do seu papel e que tem a responsabilidade de se dedicar as iniciativas e ações voltadas às questões de preservação ambiental de acordo com a sua escala, influência e magnitude.

Em agosto do ano passado, anunciamos globalmente o Galaxy for the Planet, nosso compromisso de minimizar o impacto ambiental, incentivando as pessoas a adotarem estilos de vida mais ecológicos. Até 2025, para citar alguns exemplos, incorporaremos material reciclado em todos os nossos dispositivos móveis, eliminaremos plásticos nas embalagens e vamos zerar o envio de resíduos para aterros sanitários a partir de nossas fábricas em todo o mundo.

Em 2022, começamos a fabricar dispositivos que têm em sua composição materiais desenvolvidos a partir de redes de pesca, que seriam descartadas no oceano trazendo grandes riscos para a vida marinha. Em fevereiro, anunciamos os novos smartphones da linha Galaxy S22 5G e o tablet Galaxy Tab S8 5G, os primeiros a usarem o plástico reaproveitado em partes dos aparelhos. Agora, durante a MWC, estamos expandindo esta iniciativa para os novos notebooks da série Galaxy Book2 Pro, que também trazem partes internas feitas com plástico reciclado de redes de pesca.

A série Galaxy Book2 Pro, aliás, é uma boa representação de diversas tendências de sustentabilidade que vemos emergir no nosso mercado. Algumas delas, como o uso de embalagens recicláveis, com a eliminação gradual do uso de plástico são mais visíveis, mas muitas melhorias são mais silenciosas, mas tão importantes quanto.

Essa geração de notebooks que estamos anunciando na MWC conta com algoritmos que estendem os ciclos de vida, reduzindo o consumo de energia em standby e a necessidade de substituir a bateria com frequência. Os modelos Galaxy Book2 Pro e Galaxy Book2 Pro 360 também contam com painéis AMOLED, que além de melhorar as imagens e tornar as cores mais nítidas, minimizam as emissões de compostos orgânicos voláteis (COV). Por conta disso, os dispositivos receberam a certificação de ouro GREENGUARD para produtos ecologicamente corretos pelos Underwriters Laboratories.

Se numa ponta da cadeia está a fabricação sustentável desses dispositivos, na outra está o descarte responsável de equipamentos eletrônicos. Pensando nisso e em fomentar a economia circular, a Samsung possui um programa de reciclagem chamado Re+, para que os consumidores possam descartar equipamentos sem uso de forma adequada, além de destinar corretamente as peças removidas durante o reparo de produtos, contribuindo para a redução de lixo eletrônico e para que os materiais possam ser reinseridos como matéria-prima na cadeia produtiva.

Diferentemente de outras tendências de consumo e mercado que vão e vêm, a sustentabilidade só ganha mais espaço com o passar dos anos. Nesse caminho, a expectativa é que cada vez mais pessoas e empresas se comprometam a cuidar do meio ambiente e, consequentemente, da saúde e bem-estar de todos. Fica aqui o nosso compromisso de sempre trazer novidades e movimentar os debates sobre esse tema tão essencial para a humanidade.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio