Publicidade

5G – A importância de debater sobre a nova rede na indústria brasileira

Estima-se que o impacto do 5G será maior do que qualquer evolução anterior, contribuindo com mais de 13 trilhões de dólares para a produção mundial até 2035.


1 de março de 2022 - 14h34

(Crédito: Shutterstock)

A rede móvel mais veloz, que já está sendo utilizada em algumas partes do mundo, chega ao Brasil até metade deste ano e a perspectiva é de que um terço da população mundial esteja usando o 5G até 2025.

Por isso, este é um dos principais temas do MWC 2022 em Barcelona, já que cada vez mais as empresas líderes mundiais enxergam a importância de discutir a progressão e o futuro da transformação digital para os negócios.

Para as empresas brasileiras é muito importante que estejam cada vez mais no cenário de debate desta nova tecnologia, visando incorporar o 5G, aproveitar suas vantagens e entender pontos essenciais da tecnologia para aplicar em novos modelos de negócios.

Rapidez, estabilidade e segurança

Disponibilizando conexões muito mais rápidas, o 5G permite, por exemplo, ampliar muito o uso de inteligência artificial, ou seja, quanto mais velocidade, mais dados sendo capturados e transmitidos e maior a capacidade de extrair informações relevantes e gera “inteligência” .

A nova tecnologia garante mais estabilidade e segurança na rede, possibilitando o aumento de produtividade e a coleta de inúmeras informações e dados em tempo real.

Por que o 5G tem trazido uma expectativa maior do que os lançamentos das gerações anteriores (3g, 4g, etc.)?

O 5G chegou trazendo uma conexão que vai muito além de smartphones e tablets, a nova tecnologia está abrindo portas para a conexão de “tudo”. Indo além de trazer velocidades mais altas, a nova rede promete outros benefícios, como o nível de latência menor – termo que representa o tempo de retardo inserido pela rede entre a transmissão e o retorno de uma resposta na comunicação entre máquinas e dispositivos.

Com isso, teremos uma qualidade de conexão muito superior à que temos atualmente. Enquanto as redes móveis 3G e 4G a latência é de aproximadamente 100ms, a do 5G será entre 1ms e 4ms.

Além de melhorar a experiência atual, como em jogos, vídeo chamadas ou em casas inteligentes, a latência menor terá papel significativo em novas tecnologias como carros autônomos e cirurgias realizadas remotamente.

Dispositivos móveis mais eficientes e com maior vida útil

Além da revolução na velocidade, o 5G é também a tecnologia mais eficiente e que consumirá menos energia nos dispositivos, o que significa maior vida útil da bateria. (Fonte: https://internetinnovation.org/)

Outro ponto interessante para os usuários de smartphones é que as altas velocidades irão permitir que muitas tarefas sejam processadas na nuvem e não mais no dispositivo, desonerando o processador e, como consequência, estendendo o seu tempo de vida.

O 5G aumentará a velocidade de download em até 20GB por segundo, em comparação com o 4G. Isso significa que agora, um filme Full HD poderá ser baixado em questão de segundos.

Todos estes fatores preveem um rápido crescimento na quantidade de dispositivos conectados, impulsionados pela demanda da internet das coisas, e um dos grandes trunfos da tecnologia 5G está na garantia de que a rede será capaz de lidar com esse aumento de conexões sem apresentar instabilidade.

Outro benefício que acompanha a evolução para o 5G é a disseminação do Open RAN que propõe a colaboração das diferentes tecnologias e players da indústria de telecomunicações para criar um padrão aberto e que permite interoperabilidade entre diferentes marcas e fabricantes. O que tende a aumentar a concorrência e diminuir custos de aquisição e manutenção da infraestrutura das operadoras.

Impactos e transformações do 5G

O movimento de adoção do 5G foi acelerado pela pandemia, que acabou gerando uma enorme necessidade de conectividade. A tecnologia abriu portas para novos casos de uso pessoal e de negócios como na saúde, indústria automotiva, aviação, entre outros, garantindo mais recursos e inteligência na rede, junto com a melhoria expressiva de velocidade de conexão.

Para fazer um paralelo e mostrar melhor esses impactos e transformações da rede, temos o exemplo da evolução das câmeras dos smartphones, que começaram a capturar mais informações, deixando as fotos mais nítidas, precisas e com tamanho maior. Isso impactou no aumento do tempo de envio para amigos e familiares, pois o arquivo se tornou maior. Com o 5G isso passa a ser muito mais rápido.

Agora vamos imaginar toda essa rapidez para o monitoramento de sinais vitais de um paciente. Quantos indicadores e parâmetros poderão ser enviados para monitoramento em tempo real? Ou até mesmo em nossa casa, quantos equipamentos como lâmpadas e sensores, não poderiam estar se atualizando, fazendo uma checagem no seu funcionamento e reportando para o próprio fabricante um princípio de defeito antes mesmo que ele aconteça?

Pensando no mundo corporativo, um ponto interessante que vai trazer um benefício muito grande para as empresas é a capacidade de 5G Network Slicing, que trata-se da possibilidade de fatiar a rede de uma mesma conexão, ou seja, no mesmo chip que já seja usado como linha pessoal, será possível ativar uma segunda linha, com um novo plano de dados que só será utilizado por aplicativos e recursos corporativos, trazendo separação de tráfego de dados, de contas, de privacidade, etc. Na prática, é quando um chip tem duas linhas de telefone, com dois planos de dados distintos.

5G e o crescimento econômico global

A economia global também será impactada pela tecnologia 5G. Estima-se que o impacto será maior do que qualquer evolução anterior, contribuindo com mais de 13 trilhões de dólares para a produção mundial até 2035.

Algumas pesquisas apontam que a manufatura será um dos setores que mais se beneficiará desta revolução, pela aceleração da produção e pela criação de novos fluxos de receita como resultado da digitalização de toda a cadeia associada à indústria. (Fonte: Omdia Tech)

5G no MWC 2022 em Barcelona

O 5G é um dos principais temas explorados no MWC 2022, influenciando todos os outros assuntos selecionados para debates, com a intenção de promover a aceleração da adoção e da transformação que esta tecnologia pode causar em nossas vidas. Alguns pontos específicos serão abordados, como: 5G para a indústria, 5G-Advanced e sustentabilidade.

Participando junto com empresas líderes mundiais de diversos segmentos, a Pulsus, líder na América Latina em gerenciamento de dispositivos móveis, é uma das representantes do Brasil no MWC 2022. A startup brasileira vem crescendo exponencialmente nos últimos 6 anos e participa do maior evento de mobilidade do mundo acompanhando as principais tendências e lançamentos do setor, reforçando sua estratégia de crescimento e expansão acelerada, sem contar os insights para trazer cada vez mais inovação para os clientes nos mercados brasileiro e latino americano.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio