Publicidade

IoT: como as análises feitas por essa tecnologia pode ser favorável para o setor de telecomunicações

Carolina Huertas
28 de fevereiro de 2022 - 13h49

(Crédito: Shutterstock)

Soluções que aplicam inteligência artificial também estão sendo debatidas no Mobile World Congress como uma das propostas que vão de encontro com o avanço da tecnologia. É possível, por exemplo, encontrar apresentações de plataformas que usam inteligência artificial para aproveitar o potencial do 5G por meio de análises de IoT (Internet of Things) de baixa latência de ponta a ponta. 

Com o lançamento de redes 5G, aumenta a demanda por aplicações de IoT, fazendo com que um grande número e variedade de sensores possam ser implementados. Tais sensores estão gerando grandes volumes de dados, que requerem análises quase em tempo real com latência muito baixa para gerar insights acionáveis. O uso de IA e análises em escala tornou-se fundamental. Dessa forma, plataformas especializadas para análises mais inteligentes e que podem ser encontradas em apresentações e debates no Mobile World Congress, também são essenciais. 

A necessidade de rodar funções em qualquer nuvem ou hardware local, faz com que plataformas possam ser uma solução abrangente e que pode ser implementada nessas condições sem nenhum tipo de adversidade. Há ainda a possibilidade de integrar plataformas de IoT com uma variedade de sensores que incluem 2G/3G/4G/5G e que podem ser implementados em diversas redes, incluindo celular e Wi-Fi. 

Além disso, com essas plataformas é possível que diversas vantagens sejam aplicadas na sociedade e no mundo corporativo para aprimorar seus negócios. Por exemplo, automatizações de operações para reduzir custos e tempo de inatividade e consequentemente uma melhora no desempenho, é um desses benefícios. 

Também é possível oferecer melhores condições de vida a moradores de cidades e campo inteligentes, otimizando o manejo de infraestrutura e aperfeiçoando a sustentabilidade ambiental, social e econômica. 

No Mobile World Congress, muitas são as soluções apresentadas que trazem benefícios para a sociedade e que estão alinhadas aos indicativos de inovação e de redução de custos. A inteligência artificial e IoT é uma delas e pode ser uma importante aliada a ser aplicada dentro dos diferentes tipos de negócios. 

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio