Publicidade

5G como aliado no aperfeiçoamento de conectividade de empresas públicas e privadas

Assim como a 4G criou uma economia de aplicativos voltada para os consumidores, a 5G tem o potencial de elaborar uma "loja de aplicativos" para a indústria e as empresas


28 de fevereiro de 2022 - 10h48

(Crédito: Shutterstock)

No Mobile World Congress 2022 a tecnologia 5G será um tema amplamente discutido principalmente pelo vasto número de benefícios para a sociedade que essa tecnologia proporciona e por estar em atual fase de implementação em diferentes países ao redor do mundo. E esse tipo de arquitetura, quando aplicada às redes privadas, poderá ajudar as empresas brasileiras a ganharem novos patamares em termos tecnológicos e de eficiência competitiva.

Assim como a 4G criou uma economia de aplicativos voltada para os consumidores, a 5G tem o potencial de elaborar uma “loja de aplicativos” para a indústria e as empresas. Uma plataforma de conectividade escalável, interoperável e confiável dá aos desenvolvedores a confiança para criar sem se preocupar com o que está acontecendo “sob o capô”. Este é o ponto de partida para uma economia baseada em rede.

Durante a pandemia, as empresas que não foram capazes de digitalizar operações e interações com clientes sofreram impactos mais significativos e aquelas que o fizeram aceleraram suas jornadas digitais. Enquanto as redes corporativas se tornavam a espinha dorsal das empresas, os gerentes de TI procuravam criar arquiteturas 5G privadas que pudessem responder às demandas de aplicativos e usuários.

Para se ter uma ideia, no Mobile World Congress muitas indústrias e empresas participam do evento justamente em busca dessas soluções que sejam eficazes do ponto de vista de conexão para as companhias. Em contrapartida, muitas outras já fizeram aplicações que trazem vantagens para os seus negócios.

Por exemplo, startups americanas do setor de agronegócio estão usando câmeras montadas em drones conectadas à rede 5G privadas para coletar, transmitir e analisar imagens da colheita em suas fazendas verticais. Isto acelera os processos de identificação e desenvolvimento de novas culturas. Já a flexibilidade é tipicamente vista no ambiente de fábrica, onde as linhas de produção podem ser reconfiguradas sem a necessidade de reconectar e religar equipamentos.

Chegamos, então, à conclusão de que a rede privada 5G não é apenas um novo paradigma para as operadoras de rede, mas é também uma excelente oportunidade para as empresas públicas e privadas desbloquearem eficiências, aproveitarem dados em tempo real e gerarem novas receitas. E vai além disso, trata-se de uma reinvenção da nossa relação com a conectividade.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio