Publicidade

O impacto da realidade aumentada na indústria

Tecnologia promete ser um divisor de águas, transformando o modelo de negócio de grandes empresas


2 de março de 2018 - 7h43

(crédito: reprodução/Pexels)

A realidade aumentada, que já está trazendo grandes avanços, promete ser um divisor de águas para a indústria, transformando o modelo de negócio de grandes empresas de tecnologia.

Nessa edição do MWC, tivemos a possibilidade de ver as soluções que essa tecnologia já oferece e vislumbrar o que ainda está por vir. De modo geral, as empresas tem como foco a conveniência que essas aplicações podem trazer ao dia a dia das pessoas, para tornar essa inovação ainda mais palpável aos consumidores.

Nosso recente lançamento aqui na feira, o Galaxy S9 e S9+, já traz aplicações de realidade aumentada que permitem aos usuários novas formas de se expressar. Os emojis de AR do Galaxy S9 possibilitam a criação de personagens realistas, tendo como grande diferencial a possibilidade de serem customizáveis, por meio da tecnologia de reconhecimento facial do dispositivo.

De uma única selfie, uma imagem em 2D da pessoa é analisada, mapeando mais de 100 características faciais distintas e, em seguida, aplicada a um modelo 3D para gerar um avatar que realmente se parece com a pessoa, imitando até mesmo suas expressões faciais. Por meio de parcerias fechadas pela Samsung com grandes estúdios, também será possível ter seu emoji do Mickey ou de alguns dos personagens do desenho animado Os Incríveis, podendo facilmente ser compartilhado com qualquer outro aparelho e se comunicar de forma única.

Outra solução que a Samsung trouxe para o Galaxy S9 é a Bixby Vision, que tem inúmeras aplicações para tornar nossa rotina mais prática. Os usuários do Galaxy S9 podem, por exemplo, apontar a câmera para um determinado lugar e descobrir diversos pontos de interesse em realidade aumentada, como lojas, restaurantes ou farmácias. A longo prazo, outras possibilidades serão incorporadas a Bixby Vision. Será possível também saber com riqueza de detalhes como se prepara um alimento apenas apontando o celular, o que, na prática, traduz essa aplicação em conveniência para as pessoas.

Em um mundo que evolui digitalmente a passos largos e no qual confiamos cada vez mais nossas principais tarefas aos dispositivos conectados, a tendência é que a realidade aumentada tenha uma grande aderência por parte do público, trazendo, a cada dia, recursos indispensáveis para comunicação, aprendizagem e trabalho. Sem sombra de dúvida, por meio das soluções apresentadas aqui no MWC, estamos mudando a perspectiva das pessoas de espectadores para criadores.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Mobile World Congress

  • MWC

  • MWCnoMM

  • Realidade Aumentada

Patrocínio