Publicidade

Inovação e novidades na 4YFN

Paralelamente ao MWC acontece o 4 Years From Now, cuja proposta é exatamente apresentar as empresas e tendências futuras


28 de fevereiro de 2018 - 15h36

Arma de brinquedo criada por startup da Coreia do Sul (crédito: divulgação)

Paralelamente ao MWC acontece o 4YFN (4 Years From Now), cuja proposta é exatamente apresentar as empresas e tendências futuras. Isso é encontrado, claro, nas startups. Este ano, há mais de 400 delas, de todas as nacionalidades e com propostas absolutamente diversas. É, sem dúvida, o ambiente mais rico e inovador de todo o evento. Cansativo? Muito, pois são vários pequeninos estandes e muita coisa para compreender e absorver.

Na 4YFN, as centenas de startups apontam a próxima onda de inovação. É natural que a maioria das soluções sejam miradas no consumidor final. Um recorte interessante que percebemos está nas novas interfaces de jogos e também em propostas para aproximar robótica e eletrônica do público infantil.

Algumas iniciativas merecem destaque. Primeiramente, aquelas que buscam novas interfaces para jogos: como, por exemplo, uma empresa colombiana que cria jogos com interface neural para treinar o cérebro, e outra sul-coreana que criou uma arma de brinquedo que dá nova dimensão a jogos em realidade aumentada. Presentes também estão startups com kits que propõe uma forma imersiva e lúdica de encantar os pequenos com temas duros como robótica e eletrônica.

Um tema que me chamou a atenção foi a presença de líderes femininas à frente das startups do pavilhão 4YFN. Diferentemente do evento principal, em que o ambiente é desproporcionalmente dominado por homens, e até mesmo fazendo um contraponto à bro culture das startups norte-americanas, é muito bacana ver essa diversidade tão presente nesse espaço de inovação. Poder para elas!

Outro ponto de destaque é a presença de empresas com seus espaços de inovação e apoio a startups. Salta aos olhos os mini-pavilhões de marcas como Nestlé (que tem presença robusta na 4YFN), Mercedes-Benz, Correos (da Espanha), Telefónica, Banco Sabadell (um grande banco local) e Airbus.

Se você nunca foi ao 4YFN, recomendo fortemente que tire folga de ao menos um dia do MWC e venha respirar frescor e inovação com esses empreendedores.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • 4YFN

  • Mobile World Congress

  • MWC

  • MWCnoMM

Patrocínio