Publicidade

A casa conectada revolucionará nossa interação com a tecnologia

MWC reúne automações domésticas para iluminação, controle de entradas, sensores e câmeras de segurança que mostram como controlar uma Smart Home com smartphone


28 de fevereiro de 2018 - 7h18

Aqui na MWC a casa conectada já é uma realidade. No evento, temos a oportunidade de ter uma verdadeira experiência em Smart Home, com diversas aplicações que trabalham de forma interligada para facilitar nossa rotina. Automações domésticas para iluminação, controle de entradas, sensores e câmeras de segurança que mostram em tempo real como controlar uma casa usando apenas o smartphone foram apenas algumas das soluções que pudemos experimentar ao vivo aqui em Barcelona.

(crédito: reprodução/ Pexels)

As dificuldades que antes eram apontadas como entraves para que a casa conectada chegasse efetivamente ao consumidor final, como os diversos sistemas fragmentados, que não conversavam entre si, foram materializados pela Samsung em um ecossistema fácil de utilizar em sua área na MWC, na qual apresentou uma solução unificada de Smart Home. Isso para o consumidor se traduz em uma plataforma mais acessível e completa, com possibilidades de integração nunca antes imaginadas.

Na casa conectada da Samsung, a Bixby atua como a inteligência artificial que comanda todos os dispositivos conectados. Por meio da Bixby Vision, por exemplo, é possível identificar alimentos e dizer qual a forma de prepará-lo e quantas calorias ele tem, compartilhando informações sobre o seu nível de nutrição diretamente para o aplicativo do Samsung Health, no seu smartphone. A Family Hub, refrigerador inteligente da Samsung, também recebe essa informação, podendo informar quantas calorias foram consumidas e o que falta de alimento na geladeira para completar as calorias necessárias para o dia.

Por meio da Bixby, a Family Hub também se torna o centro de diversas conexões domésticas. O modelo conta com três câmeras internas que capturam uma imagem sempre que a porta se fecha. Com isso, quando estivermos no supermercado, em dúvidas sobre o que comprar, é possível, acessar essas imagens pelo smartphone para olhar no interior do refrigerador e, por meio dele, saber o que é realmente necessário comprar.

Outra facilidade da casa conectada é que tudo pode ser controlado também por comando de voz. Ao terminar de ver seu filme favorito e dar boa noite, o sistema consegue reconhecer que a TV e a luz da sala devem ser desligadas e que ninguém estará na sala, podendo, dessa forma, já iniciar o processo de limpeza do cômodo. Essas automações facilitadas e programadas por um único comando de voz podem realizar quatro ou cinco funções de maneira eficaz, interconectadas com outros dispositivos, possibilitando um cotidiano mais prático e inteligente.

Essa integração entre todos os dispositivos também traz a possibilidade de conectar a sua TV com diversos dispositivos, podendo, dessa forma, usar o smartphone para controlar o aparelho. Com o smartphone também é possível regular a luz da sala, selecionando o tipo de iluminação personalizada para cada momento que desejar. Na hora de assistir a um filme, a pessoa pode escolher por um ambiente mais escuro, para deixar o cômodo ainda mais aconchegante. Na casa conectada, o televisor também está conectado com outros aparelhos. Quando alguém toca a campainha, é possível ver quem está do lado de fora pela própria TV.

Com os novos produtos e serviços que vimos na MWC, estamos tornando a casa conectada em um sonho tangível, ajudando os consumidores a usufruírem dos benefícios de uma vida mais prática e integrada.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Mobile World Congress

  • MWC

  • MWCnoMM

  • Samsung

  • Smart home

  • Smartphone

  • TV

Patrocínio