Publicidade

A tecnologia 5G como porta aberta para a inovação

Tendência é que, com o advento dessa rede, estejamos próximos de uma era em que absolutamente tudo será conectado, de móveis a ferramentas, passando por roupas e automóveis


27 de fevereiro de 2018 - 11h03

crédito: Sérgio Damasceno

Na segunda-feira, 26, aconteceu a abertura do MWC e um dos assuntos que mais me chamou a atenção foi a infinidade de expositores dedicados ao tema 5G. Imediatamente, comecei a pensar como essa tecnologia será o catalisador de soluções que terão um impacto imenso, tanto para as pessoas quanto para empresas, com novas possibilidades para o futuro das comunicações móveis e para o nosso dia a dia em geral. Diversas empresas estão fazendo demonstrações sobre como a solução pode gerar oportunidades de serviços ainda inexplorados.

Para entender a revolução que a rede 5G irá proporcionar em termos de conectividade, é preciso analisar a diferença entre o que temos atualmente no Brasil, que é a rede 4G, e o que o futuro nos reserva com essa nova tecnologia. O padrão 4G de conexão tem sido utilizado por milhares de brasileiros para uso de internet móvel, seja em smartphones, tablets ou wearables.

Entretanto, com a chegada do 5G, será possível adentrar em uma nova etapa da transformação digital, especialmente quando falamos de aplicações que exigem um fluxo de dados ainda maior, como no caso de painéis conectados que guiam carros autônomos ou mesmo relógios inteligentes, que monitoram as reações orgânicas de pacientes à distância.

A tendência é que, com o advento dessa rede, estejamos próximos de uma era em que absolutamente tudo será conectado, de móveis a ferramentas, passando por roupas e automóveis, sendo que toda essa interconexão será controlada pelas próprias pessoas em um único sistema ou dispositivo.

Durante o MWC a Samsung mostrou como as casas, carros e cidades podem ser transformadas com a implementação da tecnologia 5G. Um exemplo relativamente simples e que todos nós estamos sujeitos no dia a dia são desvios no caminho para a casa, por exemplo. Diferentemente do que acontece em aplicativos de trânsito colaborativo, que dependem de informações de usuários para serem atualizados, por meio do mapeamento da rede 5G, que estará interligado ao sistema autônomo do carro, você será informado automaticamente que precisará adequar o percurso. E isso é somente o começo.

Ao passo que os consumidores vêm demandando soluções cada vez mais avançadas, os próximos anos devem ampliar a demanda por conexões ainda mais rápidas, o que explica por que a tecnologia 5G é um dos passos mais ousados em direção ao futuro.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • 5G

  • Mobile

  • Mobile World Congress

Patrocínio