Publicidade

4YFN, o melhor do MWC

A feira que ocorre paralelamente ao MWC traz soluções para diversas áreas e reúne interessados na nova onda do empreendedorismo


1 de março de 2017 - 8h30

MWC

Paralelamente ao MWC, ocorre a feira 4YFN (four years from now), que reúne na Fira Barcelona (antigo espaço da própria MWC) centenas de startups de dezenas de países. O cheiro, o clima, tudo ali é vibrante, multicultural e vivo. O que une esses jovens (e não tão jovens) cheios de energia, é a vontade de mudar o mundo através da especial combinação de tecnologia e criatividade, sempre com um propósito claro.

Soluções para tudo: saúde, mobilidade urbana, alimentação, agricultura, gestão de pessoas e um mundão de outras dores e fricções. Estandes diminutos e muita gente boa, pensando o bem, pensando largo. Outro ponto muito interessante é que ali já se anuncia a nova onda de empreendedorismo. Se no início dos anos 2000 ter uma empresa era ter um site, assim como nos anos 2010 ter uma empresa passou a ser ter um app, definitivamente em 2020 ter uma empresa será ter um produto. É a nova fronteira das coisas conectadas, a internet da coisas.

Tudo será smart. Produtos smart, serviços smart e processos smart. Essa “smartização” de tudo criará uma nova geração de smart consumidores, de smart pessoas. E aqui surge o grande novo desafio de negócios: como criar uma empresa smart ou uma marca smart?

Portanto, fica minha dica para gestores e decisores nas empresas: reservem 3 dias ano que vem e venham à Barcelona conferir de perto essas startups. Abracem a inovação que vem de fora. Isso pode redefinir seus negócios.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio