Publicidade

Transformação digital: um caminho sem volta

Não é mais possível fazer negócios abdicando dos recursos tecnológicos cada vez mais sofisticados disponíveis no mercado


28 de fevereiro de 2017 - 17h05

nuvek

Foto: Reprodução

Os debates do Mobile World Congress até aqui têm reforçado uma certeza: a necessidade das empresas realizarem sua transformação digital é um caminho sem volta. Não é mais possível fazer negócios abdicando dos recursos tecnológicos cada vez mais sofisticados disponíveis no mercado, capazes de revolucionar desde os processos administrativos internos de uma companhia, até a fidelização de um cliente no processo de pós-venda.

Um exemplo dessa transformação são as ferramentas de Customer Relationship Manager (CRM), que reúnem em um só sistema todas as interações de um consumidor com uma determinada marca. Isso ajuda na resolução de problemas e na oferta de soluções e produtos focados no perfil de consumo daquele cliente.

Além de melhorar a chamada jornada de consumo, essas informações também servem para identificar a necessidade de melhorias em produtos e serviços ou até mesmo orientar a criação de novos negócios, a partir das necessidades do público. Com isso, ocorre a transformação digital do próprio negócio.

A Cloud Computing, ou computação em nuvem, é outra tendência irreversível para grandes e médias empresas. Em vez de armazenar suas informações e aplicações em equipamentos caros, que demandam espaço e investimento em segurança de dados, utilizar um servidor remoto, operado por uma empresa especializada é cada dia mais uma realidade. De acordo com um estudo da Gartner, o investimento das empresas brasileiras em Cloud deve chegar a US$ 4,5 bilhões esse ano.

A utilização da nuvem também é um passo fundamental para revolucionar as formas de se trabalhar. Com uma vida cada vez mais agitada e dinâmica, a oferta de dispositivos conectados à internet facilita a colaboração em qualquer lugar. Ficou muito mais fácil enviar arquivos importantes, realizar transferências comerciais e até se reunir com parceiros e clientes, sem a necessidade de presença física.

O celular é um dos maiores aliados nesse ponto, já que passamos boa parte do dia nos deslocando entre um compromisso e outro. Quem nunca enviou um arquivo importante para o colega enquanto estava no táxi chegando a uma reunião? O que antes demorava a se resolver, hoje está a apenas um clique de distância.

Até mesmo as cidades grandes estão integrando a tecnologia para oferecer melhores soluções para seus cidadãos. Em Tokyo, no Japão, informações sobre terremotos e outros desastres naturais são monitorados diariamente e repassados aos moradores. A cidade conta com uma grande torre de radiodifusão, a Tokyo SkyTree, cuja tecnologia garante um funcionamento ininterrupto.

Esses exemplos mostram como a integração entre tecnologia e inteligência vai continuar modificando a forma como nos relacionamos, fazemos negócios e podemos viver melhor.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio