Publicidade

MWC: back to the future?

Se por um lado o lançamento de “novos” aparelhos não chamou tanta atenção, por outro, o que mais circula pelos diversos pavilhões do MWC são carros conectados e autônomos


28 de fevereiro de 2017 - 7h27

Mobile World Congress 2017. Qual será o será o próximo elemento? No ano passado, a tagline era Mobile is Everything. Este ano, o mobile já deixou de ser somente mobile e agora representa a conectividade, a internet das coisas, os carros conectados etc. No primeiro dia do evento, as atenções foram voltadas para os lançamentos de aparelhos feitos durante o final de semana. Este ano, a Samsung não fez nenhum lançamento (como já era esperado), nem a Apple (como sempre não fez), e as atenções se voltaram para diversas empresas.

MWC

Blackberry Key One: o retorno do teclado Qwerty e do BBM, agora em um aparelho com sistema operacional Android.

LG G6: evolução do G5, um smartphone bem completo.

Moto G5 e G5 Plus: evoluções de uma das linhas de maior sucesso da Motorola.

Huawei P10: um belíssimo aparelho, mas que tem pouquíssima tradição no Brasil.

Nokia 3310: a volta do famoso Nokia 3310, aquele mesmo, conhecido por ser indestrutível, com bateria para a vida toda etc. Agora com tela colorida, bateria (stand-by) para uma semana e o famoso jogo da cobrinha (Snake).

Inovação? Difícil fazer esta avaliação agora. Obviamente a Nokia está mirando países emergentes, a Blackberry o mercado corporativo que ela perdeu, enquanto Motorola, Huawei e LG focam nos clientes que buscam aparelhos grandes (acima de 5 polegadas de tela) e obviamente na competição com Apple e Samsung.

Se por um lado, o lançamento de “novos” aparelhos não chamou tanta atenção, por outro, o que mais vi hoje circulando pelos diversos pavilhões do Mobile World Congress foram carros conectados e autônomos. Ford, Mercedes e SEAT possuem estandes no maior evento Mobile. Diversas outras empresas estão mostrando suas soluções para o que deve ser o futuro em termos de transportes: carros cada vez mais inteligentes, com um motorista ao volante ou não.

Impressionante como a tagline do evento consegue estar alinhada com os participantes. Ano passado, a realidade virtual estava por todos os estandes. Relógios conectados e sensores para Internet das Coisas eram vistos a cada 10 passos. Afinal, a tagline em 2016 era Mobile is Everything. Este ano, a procura está sendo o novo elemento. Será o carro? A mobilidade?

Só sei que, hoje, 27 de Feveriro de 2017, sai com uma sensação esquisita: vi o retorno do Blackberry e do Nokia 3310 ao mesmo tempo em que vi diversos fabricantes de automóveis e de tecnologia mostrarem a evolução no transporte.

 

 

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Apple

  • Ford

  • Huawei e LG

  • Mercedes

  • Motorola

  • Samsung

  • Seat

Patrocínio