Publicidade

O controle de dados na era do 5G

O aumento da capacidade de processamento de dados, computação cognitiva e o novo horizonte para o uso do Big Data criam um cenário competitivo altamente desafiador para as empresas


27 de fevereiro de 2017 - 17h05

É impossível não ficar orgulhoso de fazer parte de um setor da indústria que é protagonista de um novo sistema econômico mundial, baseado em dados gerados pelos próprios consumidores. Aqui no Mobile World Congress, em Barcelona, fatores como o aumento da capacidade de processamento de dados, computação cognitiva e o novo horizonte para o uso do Big Data criam um cenário competitivo altamente desafiador para as empresas e evidenciam as preocupações dos usuários com a privacidade.

Já no primeiro dia do evento, e de olho nesse novo cenário, a Telefónica, por meio do nosso Chairman & CEO, José María Álvarez-Pallete López, anunciou o lançamento de uma plataforma tecnológica – mais do que inovadora – para que nossos clientes não apenas saibam quais são as suas informações usadas por redes sociais, mas também saibam, em tempo real, quais informações possuem disponíveis e, assim, poderão decidir se desejam compartilhá-las ou não. Caso a resposta seja sim, o cliente poderá ter maior poder de negociação e até monetizar suas próprias informações.

Criar uma relação transparente e de benefícios mútuos entre usuários e empresas fornecedoras de serviços, no que tange o uso de dados pessoais, é um grande passo no caminho que estamos trilhando em termos de geração e utilização dos dados.

O 5G será fundamental para alavancar a IoT. Somente com uma conexão de baixíssima latência e altíssima banda será possível dar vazão ao volume exponencial de dados gerados a cada segundo por pessoas, máquinas e dispositivos

A forma como nos comunicamos, nos relacionamos e fazemos negócios mudou radicalmente e deve se transformar ainda mais rapidamente com a chegada de tecnologias como o 5G, destacada pelos principais players do setor com casos de uso, a Internet das Coisas (IoT), a computação cognitiva, entre outras.

É muito bom estar na vanguarda dessas transformações. Aqui em Barcelona, por exemplo, foi feita a primeira demonstração de um veículo autônomo guiado por meio de uma conexão 5G. Foi a primeira apresentação da capacidade revolucionária desse novo padrão de conectividade, em uma tecnologia desenvolvida em parceria com a Ericsson.

O 5G será fundamental para alavancar a IoT. Somente com uma conexão de baixíssima latência e altíssima banda será possível dar vazão ao volume exponencial de dados gerados a cada segundo por pessoas, máquinas e dispositivos. Para se ter uma ideia, apenas no ano passado, geramos mais dados do que em toda a história da humanidade. A tendência é que esse volume só aumente.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • 5G

  • IoT

  • Telefónica

Patrocínio