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Operadoras, fabricantes e comportamento do consumidor

Durante o MWC, o mercado de telecomunicações espera encontrar tendências e soluções para o setor


24 de fevereiro de 2017 - 13h06

Empreendo com mobile há 11 anos e sinto que, nos últimos cinco anos, a percepção em geral mudou bastante, boa parte devido à sua grandeza em números alcançados, mas, principalmente, pela transformação nítida no comportamento dos usuários.

Esse novo comportamento vem proporcionando oportunidades para as empresas entrantes que buscam atuar nessa nova relação comportamental estabelecida entre marcas (produtos e serviços) e seus potenciais consumidores, que estão em constante movimento e buscam conectividades simultâneas.

Nesse cenário, tenho a sensação que os gigantes até então estabelecidos nesta indústria perdem espaços para as empresas que já entenderam essa realidade e isso traz novos protagonistas aportando tecnologias e formas de atuação com um poder de escala em seus produtos e serviços. Esse novo ecossistema está diretamente ligado ao que espero encontrar esse ano no Mobile World Congress.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Alguns temas que gostaria de entender mais e confesso estar ansioso para ver e ouvir são:

1. O posicionamento das principais operadoras do mundo que ensaiam há alguns anos entrar no negócio da mídia mas, para isso, dependem do entendimento e uso com inteligência dos dados adquiridos ao longos dos anos para identificação de seus usuários em seus CDR’s (call detail record) para higienizar, contextualizar e surpreendê-los através de formatos inovadores de mídia;

2. Como os fabricantes, em geral, estão enxergando o futuro conectado? Dependente ou interdependente das operadoras? A aposta é que reforcem a relação diária com os seus consumidores através do poder dos dados gerados pelos aparelhos (hardwares e softwares), criados para proporcionar novos serviços (proprietários ou não), potencialmente atuante em novas áreas;

3. Como as empresas de tecnologia esperam conectar os devices existentes aos potenciais serviços de captura e higienização de dados, em busca de diagnosticar oportunidades de negócio?

4. Quais serão os formatos de apps? O que os desenvolvedores estão trazendo de novidades com o uso de novas tecnologias por exemplo: inteligência artificial, já que estamos vivendo um momento em que a desinstalação predominante no comportamento dos usuários…

Enfim, espero obter algumas respostas para esses temas levantados e ser surpreendido com novos assuntos, pois isso representa uma parte da minha expectativa gerada em presenciar o principal evento de mobile do mundo, onde estão as apostas das principais empresas globais, atuantes numa economia gigantesca, porém, individualizada e com um consumidor sendo contaminado com o uso de novas tecnologias e com um comportamento estimulado a ser cada vez mais mobile.

 

 

 

 

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