Publicidade

A importância do MWC e a onda de expectativas

Tecnologias como inteligência artificial e conexão 5G são temas esperados na edição deste ano, podendo apontar novos caminhos para experimentação no mercado


24 de fevereiro de 2017 - 17h58

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Eventos como a Mobile World Congress, em Barcelona, tornaram-se tão robustos e relevantes que definem ciclos de inovação na indústria. Antes focados em smartphones e tablets, agora impactam vários outros segmentos. E justamente em função dessa importância e abrangência, geram uma enorme expectativa e ondas de rumores do que será lançado e anunciado.

Muitos visitantes têm a possibilidade de andar pela feira com calma, parando nos estandes que chamam mais a atenção. Outros vão à feira com uma agenda de reuniões que permite apenas raras brechas para explorar as novidades. Daí a importância de se prestar atenção às tais expectativas, para já ir focado procurar as novidades na feira conforme elas forem surgindo.

Neste ano, além dos vários esperados lançamentos de smartphones, há a possibilidade de presenciarmos novidades em relação a novos tipos de tela, avanços em reconhecimento biométrico, como fingerprint e reconhecimento facial, novas implementações de câmeras e qualidade de imagem, e acompanhar como fabricantes vão lidar com questões como integração com assistentes virtuais, hardware modular, telas flexíveis e outras tendências, algumas ainda em fase de experimentação de mercado.

Dois outros temas ganham bastante força neste ano na MWC:

Inteligência Artificial

Algorítmos cada vez mais potentes estão transformando rapidamente segmentos tradicionais, como o Automotivo. Cada vez mais fabricantes divulgam seus planos de lançamento de carros autônomos, mas muita coisa interessante está acontecendo neste exato momento. O interior dos carros está passando por um redesenho em função de uma crescente demanda por conectividade, informação e entretenimento.

5G

Esperada para chegar às nossas vidas a partir de 2020, a indústria vem acelerando a definição de padrões e execução de testes. A tecnologia 5G promete trazer muito mais do que banda superior à 4G (apesar de se destacar já neste quesito, com banda comparável a cabos de fibra), mas também aplicações de alta disponibilidade e baixo consumo de energia (importante para várias aplicações de IoT).

Na torcida para que as brechas na agenda sejam suficientes, vou tentando cobrir aqui alguns dos principais lançamentos e anúncios mais interessantes da MWC.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio