Publicidade

De SMS a IoT: comunicação é a bola da vez

Apesar do avanço na tecnologia, SMS continua importante na relação entre empresas e usuários


1 de março de 2018 - 8h23

(crédito: reprodução)

O Pavilhão 8.1 do Mobile World Congress é o espaço dos serviços focados em mobile como segurança, mensageria, live chats, bots, tracking, atendimento virtual, adnetworks, atribuição, internet of things (IoT) e outras tecnologias. Mesmo em 2018, com o desenvolvimento e sucessos bilionários de tantos aplicativos de comunicação, o SMS ainda protagoniza alguns mercados e é destaque em diversos estandes aqui em Barcelona.  A diferença é que o foco não é mais na interação entre usuários – estes já migraram para outras opções de aplicativos de mensagens –, e sim na comunicação entre empresas e pessoas como facilitador transações.

De uma ferramenta “antiga” que é o SMS, vamos a outro extremo: o IoT, que ainda tem na mobilidade urbana um de seus pilares para o futuro. Não estamos falando de carros sem motorista, e sim, de uma bike inteligente: totalmente adaptado à roda dianteira de qualquer bicicleta, o dispositivo Bisecu é uma trava automática totalmente controlada pelo smartphone. Não só o dispositivo bloqueia a bicicleta como notifica o usuário se alguém tentar sair com ela. É útil para um mundo que busca alternativas além do carro e vê o mercado de bikes crescer.

É dentro desse enorme universo que o evento abre espaço para estandes de países. Cada um deles aproveitou seu espaço no maior evento de mobile do mundo para trazer startups de destaque em suas regiões.

O estande do Brasil, por exemplo, tem startups focadas em automação para mobile, segurança, criptografia, comunicação. A Catalunia traz agências de desenvolvimento de apps, de propaganda, de análise de dados e segurança focada em mobile. A Suíça vem forte em serviços de mensageria, tracking, live chat por bots, mas também traz foco para dispositivos como carregadores sem fio e esquemas de carga rápida.

O estande da Grécia, que não se trata de uma referência quando se fala em inovação em tecnologia, apresenta muitas plataformas de navegação, de mensageria – com foco em comunicação entre empresas e usuários – e também aproveita o evento para a divulgação do Festival de Games de Atenas, que acontece este ano.

Enquanto isso, o estande da Estônia tem desenvolvimento de softwares, plataformas de educação e — olha só mais uma vez — aplicativos de mensageria e plataformas de atendimento com foco nos bots (comunicação e suporte mais automatizados que tiram o custo de pessoas e tornam a interação entre empresas e clientes ainda mais rápida).

Independentemente dos destaques, dos produtos incríveis e das inovações tecnológicas que o MWC apresenta, a comunicação sempre será o maior desafio quando se fala em escala, seja por chats, live, mensageria, apps ou SMS corporativo. Os olhos de empresas, desde startups até gigantes do varejo, não podem jamais deixar de lado o suporte e atendimento aos seus clientes.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Comunicação

  • IoT

  • Mobile World Congress

  • MWC

  • MWCnoMM

  • Pavilhão 8.1

  • SMS

Patrocínio