Publicidade

Um pouco de tudo

O Mobile World Congress deixou de ser um evento exclusivo de telecom


27 de fevereiro de 2018 - 12h35

Carro smart (crédito: divulgação)

Faz alguns anos que o evento em Barcelona deixou de ser um evento exclusivo de telecom, conforme já escrevi antes aqui mesmo para o Meio & Mensagem. Mobile se transformou no principal meio de acesso a Internet; mobile virou o condutor de uma transformação digital, de uma revolução digital. Mudou comportamentos. Criou (e está criando) uma geração conectada — que não sabe esperar, já que tem tudo a mão.

Esse ano aqui em Barcelona está deixando mais claro que essa mudança, transformação, assim como a própria tecnologia, está ficando cada vez mais rápida. Ano passado se falou sobre o 5G e suas capacidades. Esse ano o objetivo está sendo mostrar as aplicações. Cidades inteligentes, casas conectadas, IoT (Internet das coisas), carros conectados e/ou autônomos, serviços na nuvem com tempo de resposta imediato — para deixar essa geração que não sabe esperar mais satisfeita ainda — entre outras coisas.

Em um dia de evento não consegui ver algo muito diferente do que já esperava, mas isso não quer dizer que seja algo negativo, pelo contrário. O que estamos vendo aqui provavelmente será nosso futuro próximo. Algumas coisas em um futuro bem próximo (meses) e outras nem tão próximo assim (dois a três anos).

Câmera com inteligência artificial do LG V30S (crédito: divulgação)

Celulares com diversas aplicações de inteligência artificial já estão aí. A principal aplicação que vi, até agora, foi na câmera. Basta apontar a câmera do celular e ele já identifica que objeto está sendo fotografado para melhorar automaticamente a configuração (se é uma flor, macro, se é um por do sol, ajusta a exposição e assim por diante).

Carros cada vez mais conectados e inteligentes, integração de serviços entre o sistema de navegação do carro com o smartphone, câmera que identifica o trajeto (pista) e ajuda a navegação (semiautônoma) e até mesmo carro totalmente autônomo (sem nem direção e pedais).

Enquanto nossa CNH está sendo digitalizada no smartphone, tenho dúvidas se meus filhos realmente precisarão ter uma em breve.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Carro

  • Inteligência Artificil

  • Mobile World Congress

  • MWC

  • Smartphone

  • Telecom

Patrocínio