RCS: adeus SMS, bem-vinda mensagem multimídia
O SMS, ou Short Message Service, é ainda responsável pela interação de bilhões de consumidores com marcas e empresas em todo o mundo
O SMS, ou Short Message Service, é ainda responsável pela interação de bilhões de consumidores com marcas e empresas em todo o mundo
Pyr Marcondes
27 de fevereiro de 2018 - 10h57
(Crédito: reprodução – Pexels)
O SMS, ou Short Message Service, é ainda responsável pela interação de bilhões de consumidores com marcas e empresas em todo o mundo. Mas como comentou Ann Cook, Diretora de Interatividade da broadcast ITV inglesa, no painel Digital Transformation 2.0 for the Consumer, no MWC hoje pela manha, “RCS é a TV em preto e branco. RCS é a chegada da TV a cores na conversação por mensagens no mundo das marcas”.
RCS é Rich Communication Services e, assim como o SMS, é um protocolo da indústria mobile que permite a troca de mensagens entre usuários das operadoras. Só que agora enriquecidas por videos, audio e imagens, além de uma ainda mais parruda base de captação de dados na nuvem sobre todas essas conversações. É uma plataforma de mensagens multimídia, que coloca um novo patamar de interatividade e de capacidade de engajamento muito mais poderosa a serviço do varejo, e-commerce e do marketing.
Estamos falando do “conversational commerce” ou do “conversational marketing”. Instâncias ainda jovens da interatividade digital móvel.
O RCS começa sua jornada ainda em fase de experimentação, mas tem já o apoio de um player poderoso, o Google, que busca ocupar maior espaço num ambiente em que o Facebook tem dominância com suas plataformas de Messaging e o WhatsApp.
Em verdade, o RCS fez sua estréia teórica há mais de um ano, mas neste MWC o pool de operadoras arregimentado pelo Google, entre elas Orange e Vodafone, entre outras, deu seu recado de que estão vivos e atuantes.
No evento, o Google mostrou que está forte no jogo oferecendo infra-estrutura tecnológica para suportar empresas e carriers, na busca de otimização no uso e difusão da plataforma junto aos seus bilhões de usuários no mundo.
Para isso usará toda sua base Android e sua rede de dados na nuvem, tornando-se assim num player de operação no ecossistema da indústria mobile de mensagens corporativas.
Novos capítulos no seu celular Android nos próximos meses.
Veja também
Das geladeiras inteligentes aos smartphones
Tecnologias passaram adotar a rapidez da troca de conteúdo por meio do 5G, o que é fundamental para essa nova era
A hora e a vez do 5G
Quase todos os fabricantes trouxeram inovações, equipamentos e discorreram sobre quais são seus objetivos e para onde as companhias estão caminhando com esse avanço da rede móvel