Publicidade

Innovation City

O Hall 4 do MWC, onde foi montada a GSMA Innovation City, conta com a participação de empresas como AT&T, Cisco/Jasper, Huawei, Korea Telecom e Sierra Wireless


1 de março de 2017 - 19h59

Hoje dediquei um tempo ao Hall 4 do MWC, onde foi montada a GSMA Innovation City, com participação de empresas como AT&T, Cisco/Jasper, Huawei, Korea Telecom e Sierra Wireless. Gostei da ideia de abordar num único espaço, e numa experiência imersiva e interativa, alguns temas relevantes, como IoT, 5G, Segurança e Identidade. 
 
A Innovation City já havia sido montada em 2016 e retorna este ano convidando os visitantes a explorar um ambiente semelhante a uma cidade e experimentar as mais avançadas tecnologias ligadas à mobilidade e seu impacto em praticamente todos os aspectos de nossas vidas: transporte, saúde, habitação, compras, entre outras. 
 
A AT&T mostrou como pretende autenticar a identidade do proprietário de um veículo antes de permitir que ele dirija e como vai avisá-lo ao longo do caminho sobre mensagens de texto e, é claro, lê-las para o motorista, além de entregar as condições do trânsito e assegurar que ele deixou a casa em condições seguras. A Cisco/Jasper mostrou desde estações de para carregamento de veículos elétricos, passando por parquímetros inteligentes que alertam os condutores sobre espaços de estacionamento disponíveis nas imediações e ônibus, que conectados à IoT, reduzem o tráfego e a poluição. 
 
Na área da Huawei, vídeo foi um dos temas, já que está se tornando um serviço básico para fins de entretenimento, comunicação e indústria. A fabricante mostrou as soluções de rede que serão necessárias para suportar o tráfego crescente e entregar uma boa experiência em 4K HD e realidade virtual. Haja rede! Já a Korea Telecom demonstrou a sua “safety jacket”, que vem equipada com sensores que detectam movimentos de uma pessoa em lugares remotos como áreas rurais e montanhosas e enviam os sinais através de uma plataforma de IoT. A Sierra Wireless trouxe drones e até um carro supersônico. 
 
Para quem minimamente acompanha o noticiário de tecnologia, as soluções mostradas na Innovation City são parte natural da evolução rumo a este mundo totalmente conectado. Entretanto, essa evolução, ao meu ver, está ocorrendo numa velocidade muito maior do que as discussões em torno de regulamentação, segurança e padrões. A conferir como e em que timing essas questões serão integradas a esse admirável mundo novo onde tudo e todos estão conectados.
Publicidade

Compartilhe

Patrocínio